domingo, julho 03, 2011

O capacete salva vidas...

Sim, evitou o caixão e vela preta da minha pessoa.
O treinamento era específico de subida, portanto escolhemos o Alto da Boa vista, passando pela vista chinesa e descendo no Jardim Botânico.
O tempo abriu maravilhosamente bem, agradeço a metereologia que errou novamente, ficou tão bom que o Alfredo subiu a o Alto e retornou para levar a família até a Praia.
* Atitude louvável, e compreendida, porém, não largo minha bicicleta por nada, e domingo vocês [Ciclista JPA] é que são minha família.

Nota: Para quem acha que usar capacete, deixa com cabeção e feio, da mesma forma que a roupa coladinha e espefíca, luvas e outros acessórios... engana-se. Havia comentado na faculdade e escrevo aqui:

- Prefiro sair "feio" e ser "zoado", do que em algum caso qualquer não voltar pra casa...


Cheguei atrasado a Praça Jauru, pois o vento estava contra na ida até Bangu onde busquei o Vinícius, um novo membro do Ciclista JPA [intimado]; A volta com vento à favor ajudou. Ele ficava um pouco para trás no caminho, o que me fez pensar inicialmente que ele não iria aguentar o ritmo, ENGANO MEU, o cara pedalou muito bem e de caloi 100 com pneu 2.0 !
Ida pela Cidade de Deus, um tapete, assumimos uma pista e fomos rumo ao destino, abortaram a subida pela Gabinal que seria a primeira do treinamento. Parada no pé da subida, muitos mosquitos e SUBIMOS... ótima subida, ingrime, sem folga e com clima amêno. Parada no Posto, onde o Pablo Gazitua fez jus ao nome EQUIPE PRINGLES DE CONTRA-RELÓGIO / Ciclista JPA, 2 pringles no suporte e fomos embora...

Minha primeira vez na Vista Chinesa, MUITO LEGAL o local, melhor se não estivesse com neblina. Assim, a hora passou e chegou a hora da descida.
Animados com o treino de subida, com o local e com a pista seca, descemos empolgados. Não tão rápido quanto da última vez, mas em velocidade razoável. Presenciei bem de perto a queda do ISMAEL, onde bateu no asfalto e rolou por cima do meio-fio, parando com o corpo numa árvore, deixou um pouco de sangue na bicicleta, uma gancheira amassada, STI´s ralados e tortos e um aro traseiro empenado. A queda foi assim:

- A traseira deslizou, não consegui identificar o motivo exato, ele levantou equilibrou, porém chegou muito próximo do meio-fio, travou o freio dianteiro, a bicicleta quicou, o que tirou completamente o equilibrio... quando as rodas tocaram o chão, o Ismael foi junto. Rolou pouco no asfalto e bateu no meio-fio subindo e parando na árvore.

Tudo resolvido, adrenalina no sangue, continuamos a descida.

Acreditei ter passado pela Ana Amélia, ciclisa que conheço e que tento convidar para o passeio do nosso grupo, uma simples olhada sobre o ombro de menos de 1 segundo, uma descida um pouco mais inclinada, a velocidade aumentou... algum tempo depois já tentando diminuir o ritmo vi um carro subindo ocupando parte da faixa de descida, uma chegada mais para o canto e LIMO ! A roda traseira escapou, concertei, a roda da frente escapou e CAPCETE E OMBRO NO CHÃO, braços protegendo o rosto, então cotovelos bem ralados, acredito que em parte da minha queda eu estive desacordado [Muito tonto], demorei a conseguir desclipar o que ajudou na ralação. Agarrei o meio fio e parei, aguardei os companheiros, tentei soltar a mochila, capacete, óculos, e celular [este ultimo foi arremessado]... não consegui soltar uma das travas da mochila, Isamel me ajudou...

Arrastei-me mais para o meio-fio, apoiei o prescoço e aguardei recobrar meu estado mental... Um rapaz de MTB parou e veio observar e ajudar, outros tantos de speed passaram direto.

Uma vez recobrado o físico, descemos até o final, onde há uma loja de bike, manutenção para o ISMAEL e Taxi pra mim, os ralados nas articulações não favoreciam a pedalada.

A continuidade do passeio, só com os outros membros...

Abraço pessoal,
Novamente deixando a nota: O capacete me salvou, veja as fotos e entenda.
Quando a situação melhorar, passarei a pedalar de calça, luva que proteja os dedos e Capacete novo. Itens de segurança normalmente são enfeites, mas quando ocorre de usar, fazem uma falta danada!

[Mininu Morto Nu Pedal]

Um comentário:

Luiz disse...

Esse ralado é daqueles que ardem...!!
putz...
melhoras