quinta-feira, julho 14, 2011

"A USABILIDADE NOS ESTUDOS DE USO DA INFORMAÇÃO"

A usabilidade nos estudos de uso da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação - Considerando uma nova estrutura social dominante - a sociedade em rede e utilizando as novas potencialidades abertas pela globalização e pelo acesso às novas tecnologias: "Chocam-se culturas, identidades, conteúdos informacionais, fundindo-se ou não, reelaborando-se, surgem novas possibilidades de aprendizagem, de criação, expressão e inovação humana, compartilham-se saberes, outros são destruídos ou reconstruídos, criam-se novos imaginários, novas tribos, novas estratégias de produção de conhecimento (COSTA; RAMALHO, 2008)." Assim, as redes se tornam possibilitadoras da promoção de geração de conhecimentos em todas as faculdades possíveis. A "informação, para quem?" se considerada as várias ocupações dos usuários e seus papéis frente à informação, a pergunta, evolutivamente, passou a ser: "informação, para fazer o quê?" Dessa forma, Processos Metalurgicos está diretamente ligado com o artigo, bem como qualquer outra possibilidade acadêmica. O ponto de foco é o acesso ao conhecimento através das redes sociais e sua ampliação de acesso pelos sistemas de informação.

Um comentário:

Tânia Meneghelli disse...

Como você pode ver, meu feiosinho querido, seus leitores estão conseguindo acessar o blog numa boa. Espero que o problema do login que você encontrou hoje se resolva rapidinho.

Quanto a essa postagem... Puxa, o texto pressupõe um esforço bem razoável de raciocínio e reflexão. Isso vai estragar a chapinha que fiz ontem nos cabelos, fio! kkkkkkkk!

De qualquer forma, por coincidência conversei justamente sobre isso ontem com uma tia que é pedagoga. O processo da informação e do "saber" está totalmente reestruturado com a globalização e, muito especialmente, por causa da Internet. Se isso não for amplamente compreendido e acompanhado, acredito que o futuro estará comprometido com sérios distúrbios de comportamento, algo que já começou a acontecer, se a gente prestar atenção.

Beijoca!