quinta-feira, agosto 13, 2009

13 Detalhes de quem entende do assunto...

Detalhes...

Estava muito pessoal [O blog], portanto resolvi que deveria ter algo de diferente.
Não demorou para que encontrasse alguma matéria ou similar que fosse possível ser adquirida.
...Em um pequeno grupo de amigos, todos estavam a ler um jornal e contavam suas experiências concordando com tudo que estava escrito. Não demorou para que esquecessem o mesmo jornal no banco ....

" No momento oportuno a leoa prepara o ataque... quando ninguém espera, no momento certo ela acerta direto na jugular..." [Contos de Sala de Aula - S.A.]
[Obs.: Pode usar a referência da Leoa, mas eu não sou gay! E nem meu primo!]

## Uma informação inútil, irei assistir a esta peça, caso ainda em cartaz.
[Como Passar em Concurso Público] Depois eu posto os comentários já que o assunto foi esse. Não pretendo editar o post, farei um novo. Mantenha a leitura... Beijo no pé !



1. Programe o seu dia-a-dia em função do objetivo.
Não perca aulas do curso, colégio, faculdade devido a outras obrigações. O tempo planejado de estudo e as aulas são o que há de mais importante no momento. Comprometa horários do seu dia para estudar. Não abra exceções. Fuja daquelas ideias: "só hoje..."; "isso só acontece uma vez por ano...". Esse esforço é o preço do sucesso. O seu dia e a sua rotina devem ser planejados para que você obtenha o máximo de tempo possível para estudar. A conquista do seu futuro!

2. Não se apresse.
Estudar sempre que pode não significa ler mil páginas por semana. Seja incansável, mas não apressado. Leia com acalma, entenda os conceitos, resolva muitas questões sobre cada tema. Preocupe-se em assimilar as informações, não apenas em obtê-las. Assim, seu objetivo deve ser aprender e não acabar o livro. Leia com atenção linha a linha e faça resumos: Apreenda o que você estudou.

3. Seja um pouco anti-social.
Aprenda a recusar convites. Não se sinta obrigado a almoçar com colegas ou coisas do gênero. Não importa que o chamem de estranho. Quando passar no concurso, virará excêntrico. Não importa que o chamem de neurótico: é melhor ser um neurótico aprovado do que um suposto normal frequentando o cursinho de novo...

4. Seja egoísta [ou quase...]
Deixe por uns tempos de visitar parentes distantes, perca festas familiares e reuniões do gênero. Concurso não rima com badalação. Nessa etapa da vida você não pode se dar o luxo de se preocupar demais com o sentimento alheio. Preocupe-se com o estudo! Se os amigos insistirem, prometa-lhes um churrasco de comemoração quando sair a lista de aprovados com o seu nome. Se forem de fato amigos seus, eles o entenderão.

5. Estudar sozinho?
Professores e colegas podem ajudá-lo, mas você precisa de um tempo para estudar sozinho. Há detalhes da matéria que necessitam de amadurecimento e só são de fato aprendidos através de uma análise individual. Um grupo empenhado funciona como um elemento motivador, que auxilia a manutenção do ritmo e do interesse.

6. Seja confiante.
Da mesma maneira que não podemos desprezar nossos concorrentes, não devemos nos achar incapazes. Não tenha pena de você. Mergulhe de cabeça no concurso, valorize sua capacidade e acredite no seu potencial. Se você não acreditar em você, ficará mais complicado envolver sua família e seus amigos no processo de preparação. Sendo confiante, conseguirá preservar e ganhará paciência para enfrentar as dificuldades que surgirem.

7. Diga-me com quem andas
Procure, nesta etapa de preparação, ter amigos com o mesmo objetivo. Vocês servirão de apoio uns para os outros e poderão se reunir para discutir exercícios. Dividirão os problemas, compartilhando o que há em bom e ruim nesta fase da vida de vocês. Forme um círculo de amizades que o ajude a estudar e o afaste de distrações inúteis.

8. Descubra seu caminho.
Cada pessoa tem características diferentes, que determinam quais os melhores meios de se colher e assimilar informações. Se perceber que suas táticas de estudo estão falhando, tente outros métodos. Há pessoas que aprendem mais ouvindo, outras fazendo resumo, outras através de associações e algumas comparando situações opostas. Não existe um meio perfeito para todos. Encontre seu método e seu horário para otimizar o aprendizado.

9. Junte-se aos melhores.
Não se compare com aqueles que não têm chance. Não adianta estar entre os 30% melhores. Você deve fazer parte do grupo de elite. Se fizer simulados, compare-se com os primeiros lugares. Converse com os melhores alunos do seu cursinho: veja como eles estudam, o material que usam. Entre para o grupo deles. Quando atingir esse nível, você também será procurado por todos da turma. Isso é sinal de que tem grande chance!

10. Tenha disciplina.
Procure fazer um planejamento, de modo a obter um ritmo de estudo progressivo. Organize seu material, prepare-se para uma rotina bem marcada. terá que estudar todos os dias por longo período. Se um certo cansaço bater, resista. Não exagere em festas ou reuniões. Poupe energia para seu estudo. valorize o seu dia. Seja moderado, procure maneiras rápidas de descansar a mente. E, acima de tudo: mantenha o ritmo.

11. Estabeleça um mercado de informações.
Não seja o bonzinho da turma. Não seja aquele que traz as novas, os exercícios e os bons livros. Compartilhe as informações com aqueles que compartilham com você. Deve haver uma relação de troca. Não procure, da mesma forma, só sugar; Isso o afasta das pessoas que possuem os mesmos objetivos que você e que, certamente, poderiam ajudá-lo.

12. Ganhe o seu dia, não perca sua noite
Para ser aprovado no concurso, não é necessário passar a noite em claro, debruçado sobre os livros, acumulando mau humor e olheiras. Por que não estudar de dia, reservando a noite para dormir e, quem sabe, sonhar com a aprovação? Descansado você certamente aumentará a capacidade de aprender. No entanto, há pessoas que estudam melhor à noite. Se você for uma dessas pessoas, avalie melhor sua rotina para poder desfrutar de longas madrugadas junto aos livros.

13. Não despreze disciplina alguma.
A sua aprovação depende do sucesso em todas as disciplinas. Não pense que uma disciplina de pouco peso não deva ser estudada. Todo ponto é um passo rumo à sua conquista. Notas altíssimas em poucas disciplinas não irão suprir pontos que perderá em uma disciplina que desconheça. Por não estudar determinada matéria, você perderá muitos pontos fáceis e poderá perder sua vaga.

E fim... espero que ajude...
No dia 10, eu começo a colocar os marcadores de todos os posts.

Nenhum comentário: