terça-feira, agosto 25, 2009

Tentado à Cultura ... ou seria "Atentado a cultura"


Há algum tempo em que fui à exposição da VIRADA RUSSA.

O Centro Cultural de Banco do Brasil (CCBB) traz ao Brasil, pela primeira vez, a exposição Virada Russa: A Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo.
A mostra reunirá obras dos mais renomados artistas da chamada vanguarda russa, vindas diretamente do acervo do State Russian Museum – o museu que reúne a maior coleção de arte russa no mundo — e ocupará as galerias 1 e 2 do CCBB*.
Trata-se maior e mais significativa exposição já realizada no Brasil sobre o tema, com 123 peças que marcaram o movimento artístico e cultural ocorrido durante a primeira fase da Revolução Russa, entre as décadas 1890 e 1930.
As obras expressam a efervescência artística e cultural dos anos anteriores ao Outubro Vermelho, que seguiram várias vertentes como o Não-Objetivismo e, principalmente, o Suprematismo e o Construtivismo.
*Centro Cultural Banco do Brasil


Um bom resumo pessoal seria dizer:

- Nada mais do que pinturas distorcidas ou estranhas, que realmente foram pintadas em uma época oportuna em um lugar que pôde proporcionar valor as obras.
As pinturas encontradas, sim possuíam simbologias. Tomaram forma de maneiras e critérios diferentes do que estamos acostumados, o que faz necessário um olhar crítico e artístico. [Que eu não tenho]


Quanto então ao cunho cultural, ao observar a simbologia das pinturas, e também ao assistir os vídeos de uns 15 minutos sobre a época faz esclarecimento ao motivo daquela obra representar.
É interessante, ver a capacidade das pessoas enxergarem além de sua época. Mais interessante ainda é ver que a época não os aceitava por isso.
Dentro desse mesmo critério, a simbologia além de expressar as idéias proibidas, os protegia, não é nada fácil entender.
# Corpos distorcidos sem braços e com manchas negras na cabeça...
# Quadrados negros...
# A mistura dos ambientes de paz e alegria dividindo/substituindo por recrutamento militar...
# Um corpo em pedra que não podemos definir...

Durante o percurso pelas obras vi algumas muito belas, estão espalhadas pelo Blog. Peço desculpas, pois no RJ ou você vai com faculdades ou não tem acesso a fotos, e as imagens "googleadas" são de baixa qualidade.
Quanto a Virada Russa, vale sim à pena, aumentar sua cultura, entender outros lados, é simples, barato e rápido, bem rápido.

Um comentário:

Unknown disse...

Interessante o comentário pois só o nome "Virada Russa" não remete a uma exposição de quadros, esculturas e etc... (Eu imaginava qualquer coisa).